7 hábitos financeiros ruins para melhorar no próximo ano

Quais são os hábitos financeiros ruins que muitas pessoas têm e que não vivem uma vida saudável porque não conseguem resolvê-los?

A ideia dessa lista surgiu quando parei para refletir o que estava fazendo de errado com as minhas finanças e que não queria repetir no próximo ano.

Assim que comecei, pensei: “porque não fazer uma lista com os hábitos financeiros ruins mais comuns e que atrapalham a vida e o crescimento de milhares de pessoas?”

Não são todos os hábitos da lista que fazem parte da minha vida, graças a Deus; e certamente não são todos que você, caro leitor, pratica.

Por esse motivo, fique a vontade para colocar os que você acredita que prejudica sua vida financeira.

Pare um momento para refletir em cada hábito e se comprometa a mudar os que não estão te fazendo bem, caso contrário, sua vida financeira será a mesma daqui a 12 meses. Pense nisso!

hábitos financeiros ruins

7 hábitos financeiros ruins para não repetir no próximo ano

Antes de tudo, vamos rever um pouco sobre o que é hábito. Digo rever porque já fiz alguns posts falando sobre esse assunto, leia assim que terminar:

Hábitos nada mais são que comportamentos e rotinas que você faz de modo automático. Seu cérebro e seu subconsciente já tem uma rotina programada e faz isso com muita maestria, inclusive na área financeira.

Por exemplo: muitas pessoas têm o hábito financeiro ruim de fazer dívidas; de gastar o salário assim que recebe com coisas que lhe dão prazer, porém não são necessárias, e daí por diante.

Elas se acostumaram a fazer isso que acham normal, acham difícil de mudar, acham que nasceram assim e por isso irão morrer assim também … a boa notícia é que isso não é verdade.

Da mesma forma que criamos hábitos financeiros ruins também criamos hábitos financeiros saudáveis e bons. O processo para a criação de qualquer hábito passa pela repetição.

Outro exemplo que podemos ver é o de investir. Uma pessoa que gasta todo salário que recebe, para começar a investir vai precisar se esforçar um pouco mais até que isso se torne automático.

Quando investir for automático para ela, eis aí um hábito formado.

Depois desse breve resumo, vamos agora para a lista de hábitos ruins que precisam ser substituídos por hábitos bons para ter uma vida financeira diferente a partir do próximo ano.

Lembre-se que um hábito leva tempo para ser criado, é pela repetição que os hábitos financeiros ruins serão substituídos.

hábitos ruins financeiros

1 – Ignorar princípios financeiros

Não cumprir e ignorar princípios financeiros não vai ajudar a criar prosperidade e nem na boa administração da mesma.

Um dos princípios mais conhecidos é o da generosidade. Isso, além de ajudar outras pessoas, te ajuda também.

Esse princípio vai te ajudar a afastar de você a avareza, a usura, ganância e muitos outros hábitos ruins relacionados às finanças, bem como, te fazer prosperar. Por isso vale a pena colocar em prática.

Na bíblia existem vários princípios e caso passe pela sua cabeça que não vai dar em nada caso você não obedeça, está enganado.

Salmos tem um versículo que chamou muito a minha atenção, pois diz que “…só os rebeldes habitam em terra estéril.”

Eu te convido a fazer uma avaliação das áreas da sua vida e descobrir qual delas está estéril, ou seja, não produz frutos por mais que se esforce.

Se a área financeira for uma delas, provavelmente você está sendo rebelde – não cumprindo princípios.

Não cumprir princípios faz você criar hábitos financeiros ruins e só você pode mudar isso.

Leia mais: 3 Princípios Financeiros Bíblicos Para Atrair Prosperidade

2 – Desonestidade financeira

Ai meu Deus …

Esse é um daqueles hábitos financeiros ruins mais difíceis de admitir ou perceber que está errado.

No entanto, existem coisas que podem apontar essa desonestidade. Aí cabe a cada ser humano ser sincero consigo mesmo, veja:

  • fraude;
  • suborno;
  • pegar coisas pequenas no trabalho e não falar nada e nem devolver;
  • receber seguro desempro quando está trabalhando;
  • jeitinho brasileiro;

E muitas outras coisas que às vezes parece ser pequenas e bobas, mas que atrapalham o crescimento das finanças.

Como eu disse antes, eu não posso dizer pra você e nem você tentar me avisar sobre isso, até porque são coisas corriqueiras e ninguém nem sabe.

Aliás, só você e Deus quem sabe.

habitos ruins

3 – Gastar tudo que ganha e não investir

Esse é tão ruim quanto os outros citados até agora. Gastar tudo que ganha vai te deixar sempre na estaca zero.

Substitua esse hábito financeiro ruim por um hábito bom que é o de investir.

Certamente você já ouviu frases do tipo “pague-se primeiro”, “tenha um dízimo pessoal”, “viva um degrau abaixo”, entre outras.

Todas elas tem como função te fazer eliminar o hábito ruim de gastar tudo e começar a investir.

Hoje em dia está muito mais fácil investir, pois existem muitas pessoas ensinando de forma gratuita e existem mais empresas investindo para facilitar na hora de colocar em prática.

Para criar o hábito de investir, não precisa focar na quantidade. Isso porque você quer criar o hábito, então o segredo é separar uma quantia (não importa qual) e investir todos os meses.

Com o tempo você vai aumentando.

O Nubank é o banco que uso para fazer reserva de segurança e é uma ótima ideia. Pesquise sobre ele e outros bancos, em seguida escolha o que melhor lhe atende e comece.

Comece quebrando o ciclo dos hábitos financeiros ruins …

4 – Ter apenas uma fonte de renda

No próximo ano, deixe para traz mais um dos hábitos financeiros ruins que é “ter apenas uma fonte de renda”.

Confesso que estou começando agora – final do ano – a criar este hábito. Já havia pesquisado sobre isso, mas nunca colocava em prática.

O começo de tudo foi mudar a minha mentalidade. Sempre ficava pensando em como o dinheiro ia sair, inclusive fazia o orçamento trilhões de vezes para decidir onde o dinheiro ia.

Mas, que bom que aprendi a tempo … a pensar como fazer mais dinheiro … como ter mais uma fonte de renda, em vez de pensar em como ele vai sair.

É importante fazer orçamento, porém não é saudável para as finanças pensar apenas nisso.

“Tudo que você foca, expande” portanto coloque o foco em como fazer mais dinheiro quando o assunto é hábitos financeiros.

habitos ruins de finanças

5 – Ter dívidas é um dos hábitos financeiros ruins que te levam ao fracasso

Eu já fiz muitas dívidas, quitava todas elas e depois de um tempo … olha eu fazendo dívidas de novo.

Para conseguir quitar as dívidas e parar de fazê-las é preciso ter uma estratégia e quebrar esse ciclo. Em outras palavras, substituir hábitos financeiros ruins pelos que são bons.

Uma dessas estratégias pode ser a seguinte:

  1. tomar a decisão de não fazer mais dívidas;
  2. viver conforme o que ganha, ou seja, não querer viver com 3 mil reais se ganha apenas 2 mil reais;
  3. deixar um pouco de dinheiro – pode ser 50 ou 100 reais – para ir comprando as coisas que precisa, à vista. Sempre surge alguma coisa que você quer ou precisa comprar durante o mês. Quando não existe nada guardado ou é uma compra não planejada, acaba tendo que dividir no cartão, anotar pra pagar depois e por aí vai.

O ideal, além de seguir estas dicas, é criar também a reserva de segurança para quando surgir os imprevistos.

6 – Não buscar conhecimento relacionado às finanças

Salomão, o homem mais rico que já existiu, nos adverte buscar conhecimento, aliás, o livro de Provérbios é recheado de dicas financeiras que ajudam qualquer pessoa a substituir os hábitos financeiros ruins.

O livro de Provérbios foi escrito por ele e certamente vai te ajudar também, assim como me ajudou.

O conhecimento pode começar sobre mentalidade financeira e influenciar a prática, criando novas fontes de renda, investindo, etc.

Se você ainda não tem o hábito de buscar conhecimento na área financeira, comece hoje mesmo, pois com certeza vai transformar sua forma de prosperar e administrar essa prosperidade.

Leia mais: Como Administrar Meu Dinheiro Ganhando Pouco Em 5 Passos

7 – Querer ficar rico ou ganhar dinheiro fácil – hábitos financeiros ruins

Essa é uma armadilha e um dos hábitos financeiros ruins que muitos caem. Inclusive eu mesma já caí no golpe da pirâmide.

Esse hábito ficou mais evidente para mim depois que comecei a ler Provérbios de Salomão.

É nessa farsa de ganhar dinheiro fácil ou ficar rico da noite para o dia que muitos caem em: pirâmides, golpes disfarçados, ganância, etc.

Vale a pena ganhar dinheiro por meio do trabalho – fácil ou difícil – e do bom gerenciamento do mesmo, pois esse ganho tende a crescer.

A riqueza obtida com facilidade, essa diminui, mas quem a ajunta pelo trabalho, esse a vê aumentar.

Provérbios 13:11

Pinterest @martaalvesblog Instagram @oficialmartaalves

Compartilhe!
Marta Alves
Marta Alves

Marta Alves, formada em Pedagogia e blogueira desde 2014. Apaixonada por Jesus e por conteúdos de Desenvolvimento Pessoal - Vida Abundante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *