Como viver a paternidade de Deus – 4 dicas

Como viver a paternidade de Deus? Como se relacionar com Deus sendo filho e ele Pai? Porque tenho dificuldade de receber Deus como Pai?

Essas e outras perguntas são frequentes e essenciais para uma vida abundante aqui na terra.

Para isso vamos ver sobre paternidade biológica, perdão, onde pedir ajuda, enfim, o passo a passo para te inspirar e se filiar ao Pai.

Muitas pessoas tem dificuldade de receber Deus como Pai, isso porque nós seres humanos relacionamos a paternidade biológica com a paternidade divina.

É natural que isso aconteça.

Quando seu pai biológico, por exemplo, fez promessas e não cumpriu; você não vai acreditar nas promessas de Deus também.

Caso o seu pai foi agressivo, você associa isso e acha que Deus é um Pai bravo demais, ruim e que está esperando você errar para castigar.

Para resolver isso, sugiro que leia o post até o final e coloque em prática.

Não existe pai perfeito, acredito que todas as pessoas precisam resolver a questão da paternidade, e assim se relacionar bem com Deus.

A diferença é que algumas pessoas têm marcas e feridas de paternidade mais profundas e isso afeta a vida do ser humano em todas as áreas.

Para resolver, é necessário entender como viver a paternidade de Deus.

como viver a paternidade de deus

Antes, é preciso entender a orfandade

Em primeiro lugar, vamos ver um pouco sobre orfandade, isso vai nos mostrar muito como viver a paternidade de Deus.

Somente os filhos que perderam os pais são órfãos?

A resposta parece óbvia, mas nesse contexto não é. Existem filhos órfãos mesmo tendo os pais por perto.

Antes de concluir, precisamos entender qual a função do pai na vida de um filho; que é dar direção, limites e proteção.

Quando o(a) filho(a) não recebe isso acaba ficando incompleto, além disso possuindo algumas deficiências que prejudicam a sua vida.

Veja o exemplo:

  • se você tem insegurança;
  • dificuldade de receber Deus como Pai;
  • mentalidade de escassez;
  • falta de direção na vida, principalmente profissional;
  • falta de identidade
  • não acredita que as promessas de Deus vão se cumprir na sua vida;
  • não sabe receber não ou no primeiro não já desiste

Esses são alguns sintomas de que a paternidade precisa ser resolvida. Caso você identificou alguns, fique tranquilo pois vamos ver como resolver.

Agora vamos concluir sobre a orfandade …

Quando uma criança tem um pai ausente, seja porque viaja muito ou porque está em casa, porém não dedica tempo ao filho; ela terá problemas com a paternidade também.

E sim, ela terá sintomas e problemas da orfandade.

Outros casos de orfandade que todos conhecem são: quando os pais abandonam, ou morrem quando os filhos ainda são crianças, enfim, não tem a presença física do pai.

Tanto a presença física quanto a presença emocional é essencial para fechar brechas e não deixar a orfandade entrar na vida da criança, dessa forma, você saberá como viver a paternidade de Deus.

A vida espiritual também importa nesse momento, mas vamos falar dessas duas por enquanto.

Como viver a paternidade de Deus?

Depois que entendemos um pouco sobre orfandade, relação pai biológico com Pai divino, bem como, os sintomas de orfandade; vamos ver como resolver isso – como viver a paternidade de Deus.

paternidade

Passo 1 – Perdoar o pai biológico

Pode parecer difícil e complicado, mas não desista de primeira. Leia até o final do post, pois vou deixar uma sugestão para facilitar todo o processo.

Antes de tudo, precisamos entender porque perdoar e quais os motivos para perdoar. Confesso que o meu desejo é ser convincente neste momento e espero que esteja aberto para, pelo menos tentar.

  • Em primeiro lugar, perdoar não é uma tarefa fácil para ninguém. Todas as pessoas têm dificuldade de liberar perdão, mas é necessário tomar essa decisão para avançar na vida;
  • Todos os pais biológicos são seres humanos, portanto são imperfeitos; muitas vezes, inclusive, eles erraram tentando acertar;
  • Não é possível saber tudo que esse pai biológico viveu na infância: como que seus pais eram, nesse caso, seus avós. Tem uma grande chance de está reproduzindo tudo que aprendeu com a geração anterior ou indo para outro extremo porque quer fazer diferente.
  • Perdoar faz bem para você mesmo e te deixa mais leve, saudável e pronto para seguir em frente.
  • Para finalizar, Deus o Pai dos órfãos, disse que se não perdoarmos, também não recebemos o perdão dele. Leia Mateus 6:14,15
  • Como viver a paternidade de Deus e não se parecer com Ele?

Não espere sentir vontade e desejo de perdoar, porque isso não vai aparecer nunca. Perdão não é sentimento e sim, uma decisão.

Decisão esta que somente a pessoa pode tomar.

Experimente orar pelo seu pai, além disso, diga “eu te perdoo pai” todas as vezes que vier uma ferida que foi feita por ele.

Certamente nenhum pai quer o mal para seus filhos, mas como a vida aqui na terra é um processo e uma evolução, não podemos julgar. Apenas aceitar e perdoar, até porque já passou e é impossível mudar o passado.

Passo 2 – Renunciar o espírito de orfandade

Existem espíritos malignos que se aproveitam dos pecados e brechas para sugar a vida abundante das pessoas, e na orfandade não é diferente.

São inúmeros motivos que permitem que o espírito de orfandade atrase a vida de uma pessoa, fazendo com que não entenda como viver a paternidade de Deus, e não vamos falar sobre isso aqui.

Vamos ver apenas a forma de renunciar.

Para isso, procure por pessoas que trabalham com libertação e entendam sobre herança espiritual ou fique atento para ver a dica final.

como resolver a paternidade

Passo 3 – Criar um relacionamento com Deus ajuda a entender como viver a paternidade de Deus

A melhor coisa que um ser humano pode fazer é aprender sobre como viver a paternidade de Deus, para isso ele precisa se relacionar com o Criador.

Ninguém melhor que Ele para nos entender e nos ajudar nesse processo.

Ele é o maior interessado em nos ajudar.

Aliás, Ele deseja ter um relacionamento de Pai conosco, para isso precisamos orar.

A oração é uma das formas de falar com Deus e enquanto você ora Ele vai te dando direção do que fazer para se aproximar mais.

Caso você tenha dificuldade para orar, a minha sugestão é começar com um minuto todos os dias de manhã.

Faça isso até se tornar um hábito e depois aumente o tempo gradualmente. Peça a Ele forças para orar e obedecer a sua palavra.

Passo 4 – Peça ajuda para saber como viver a paternidade de Deus

Talvez você está aí se perguntando: eu não tenho dinheiro e muito menos amigos que possam me ajudar de forma gratuita, então como fazer isso?

Já falei dele aqui e não poderia deixar de falar novamente … advinha …

Ele mesmo, o Espírito Santo… Ele vai te ajudar a entender como viver a paternidade de Deus

Leia os versículos que vou deixar aqui e medite neles. Aliás, antes de ler também peça ajuda ao Espírito Santo.

Em João 14:18 diz o seguinte, “Não deixarei que fiquem órfãos …” se você ler do versículo 15 em diante vai ver que Jesus está falando sobre o Espírito Santo.

Bom, nós éramos filhos órfãos quanto à espiritualidade, por causa do pecado. No entanto, Deus enviou o seu filho unigênito para morrer por nós e nos dá o direito de sermos chamados filhos novamente.

Portanto, sem Jesus é impossível saber como viver a paternidade de Deus. Por várias passagens na bíblia, Ele diz: “quem me conhece, conhece o Pai; quem me vê, vê o Pai”.

Em João 14:21 está escrito “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.”

No livro de Romanos 8:12-17 fala sobre filhos e herdeiros, sendo assim, no versículo 16 fala que “O próprio Espírito confirma ao nosso espírito que somos filhos de Deus.”

Gálatas 4:6,7 também fala sobre este assunto e portanto recomendo que leia e medite.

Eu (re)comecei minha jornada espiritual com uma visão totalmente diferente depois de conhecer e relacionar com o Espírito Santo.

Tudo começou após ler o livro “Bom dia, Espírito Santo” de Benny Hinn. Você consegue ver mais detalhes na Amazon.

O Espírito Santo vai te ajudar a cumprir todos os passos anteriores, isso se você pedir ajuda, é claro.

Eu espero que o post sobre ” como viver a paternidade de Deus ” tenha sido útil pra você, deixe dúvidas aqui nos comentários e até o próximo post!

Leia mais:

Compartilhe!
Marta Alves
Marta Alves

Marta Alves, formada em Pedagogia e blogueira desde 2014. Apaixonada por Jesus e por conteúdos de Desenvolvimento Pessoal - Vida Abundante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *