Como Mudar A Mentalidade Sobre Dinheiro – Passo A Passo

como-mudar-a-mentalidade-sobre-dinheiro

Já se perguntou, como mudar a mentalidade sobre dinheiro? Como ter uma mentalidade financeira de sucesso? Se sim, você está no lugar certo.

Neste post vamos ver o passo a passo para transformar sua vida financeira, começando pelos seus pensamentos – pela sua mente.

É impossível melhorar a vida financeira com pensamentos de escassez, com mentalidade de fracasso.

A princípio, essa afirmação parece ser muito forte e pesada, mas ao mesmo tempo muito verdadeira.

Já conheceu pessoas que tinham mentalidade de escassez e que ganharam na mega sena, receberam uma herança, porém depois de algum tempo voltaram a estaca zero?

Quem tem mentalidade de escassez e não muda; também não muda hábitos de administração, não se preocupa em investir o dinheiro, entre outros.

Com isso, as consequências não poderiam ser diferentes, acabam perdendo tudo novamente.

Isso não acontece só com quem ganha muito dinheiro na mega ou em herança!

Existe também o tipo de pessoa que, por exemplo, não teve nenhum dos dois, mas a vida financeira fica no limite; quando ela recebe dois mil reais por mês, ela gasta tudo, mas se receber um aumento e começar a receber três ou quatro mil reais por mês, também vai gastar tudo.

Para mudar essa situação, em primeiro lugar, é preciso reconhecer que a mentalidade de escassez existe e além disso usar a estratégia certa, essa que vamos aprender aqui.

Se você está lendo é porque acredita que pode mudar sua forma de pensar sobre dinheiro e isso também faz parte do processo.

Como a nossa mente funciona?

Para saber como mudar a mentalidade sobre dinheiro, é preciso começar entendendo como a mente funciona.

A nossa mente, apesar de não ter nenhuma divisão, é conhecida e estudada como mente consciente e mente subconsciente.

como-mudar-a-mentalidade-financeira

Ela é como um iceberg, a menor parte é a consciente e a maior é a subconsciente.

Enquanto na mente consciente estão os questionamentos, o ser humano racional, que pensa, que resolve problemas, que é responsável pela razão, pela memória de curto prazo, que faz escolhas, etc. 

A mente subconsciente, também chamada de inconsciente, é responsável pelas emoções, lembranças/memória de longo prazo, hábitos e pela programação que todo ser humano tem. 

Essa programação é muito importante para determinar se uma pessoa terá sucesso ou não, por isso vamos falar um pouco mais sobre esse assunto. 

Assim que entendemos isso, aprendemos como mudar a mentalidade sobre dinheiro.

Como é formada essa programação?

No livro Os segredos da mente milionária, T. Harv Eker fala que nossa programação é resultado do que aprendemos quando criança:

  • “Programação verbal: o que você ouvia quando era criança?
  • Exemplo: o que você via quando era criança?
  • Episódios específicos: que experiências você teve quando era criança?”

Todo ser humano nasce, cresce e morre. Nesse processo ele aprende várias coisas… e esse aprendizado podemos chamá-lo de programação.

Quando ainda somos crianças não conseguimos filtrar o que as pessoas adultas nos ensinam, ou seja, discernir o que é verdade ou não. Já na vida adulta, muitas pessoas não têm o costume de questionar, apenas reproduz ou guarda para si aquilo que aprendeu. 

Por exemplo, muitas pessoas aprenderam coisas que não são verdades absolutas sobre dinheiro, porém não questionam, não tentam entender e, como resultado, a vida financeira continua declinar.

Qual a importância dessa programação, quando desejamos saber como mudar a mentalidade sobre dinheiro?

Toda pessoa é resultado da programação mental, porque essa programação vai determinar quais são os seus pensamentos dominantes. Esses pensamentos irão conduzir seus sentimentos.

Os sentimentos conduzem à ação, e essa ação vai gerar seu resultado: financeiro; familiar; na saúde; etc.

Muitos acreditam que não é possível mudar a forma de pensar, mas pelo contrário, conseguimos mudar os pensamentos. Apesar de parecerem ser automáticos eles são como são, por causa dessa programação.

A boa notícia é que, se você tem uma programação que não te ajuda a alcançar resultados positivos, é possível mudar isso. 

Para isso precisamos eliminar os pensamentos negativos sobre dinheiro, os quais também são chamados de crenças limitantes. Depois de fazer isso, precisamos também aprender coisas novas e diferentes das que aprendemos quando criança.

Todos os dias, recebemos inúmeras informações e até então elas estão na parte consciente. Apenas algumas vão para o subconsciente, enquanto você está dormindo. 

O ideal TALVEZ seria se a gente pudesse escolher, mas nem sempre é assim.

Existe uma espécie de seleção dos acontecimentos que vão para a memória de longo prazo: são os acontecimentos que vem junto com emoções – negativas ou positivas – ou as últimas coisas que esteve pensando antes de dormir. 

Os traumas, por exemplo, conseguimos lembrar perfeitamente pois no momento do acontecimento teve uma emoção forte e isso é registrado quase que instantaneamente. 

Como já disse, outra forma que decide se vai ou não para o subconsciente são os seus últimos 20 minutos antes de dormir, sendo mais preciso seus últimos minutos ou segundos. 

É o seguinte, você dorme, sua mente consciente dorme, mas sua mente subconsciente não. Ela trabalha nas últimas informações (pensamentos, sentimentos e ações) que você deu a ela. 

Daí a importância de dormir pensando e sentindo coisas boas. Não é a toa que a maioria das pessoas que assistem um filme de terror próximo ao horário de dormir, tem sonhos esquisitos, pesadelos, etc.

E é isso que você vai fazer; vou te mostrar como mudar a mentalidade sobre dinheiro mudando seus pensamentos antes de dormir.

Como mudar a mentalidade sobre dinheiro?

Em primeiro lugar, comece analisando aquilo que você aprendeu sobre dinheiro e sobre pessoas ricas, quando ainda era criança.

Geralmente, são frases que falamos sobre dinheiro, do tipo:

  • “dinheiro não dá em árvore”
  • “olha pra minha cara se eu sou fulano (o nome de uma pessoa rica)”
  • “não posso comprar isso nunca” “isso não é pro nosso bico”
  • “pessoas ricas são desonestas”
  • “eu só queria o suficiente, não precisa ser muito”
  • “dinheiro é sujo”
  • “não quero muito dinheiro pra não me corromper”
  • etc, etc, etc

Essas são apenas algumas. Eu sugiro que faça uma anotação das frases que você ouvia dos pais, avós, vizinhos, professores, enfim, pessoas da sua convivência.

Assim que fizer a lista, leia e veja se tem a ver com você, com quem você quer se tornar.

Caso você queira ser uma pessoa rica, próspera e abundante, já te afirmo que estas frases acima não combinam – não vai contribuir para o seu crescimento.

Logo, é preciso substituir essas frases. Mas, como se faz isso? Como mudar a mentalidade sobre dinheiro?

Como já vimos, minutos antes de dormir podem “salvar” a nossa vida financeira, lembrando que o contrário também é verdadeiro.

Por isso, escolha uma frase para pensar assim que deitar para dormir.

Eu gosto de escolher frases bíblicas, do tipo:

  • “Deus supre todas as minhas necessidades”
  • “Ame o Senhor seu Deus de todo seu coração, de toda sua alma e de todo seu entendimento. Ame o seu próximo como você ama a si mesmo”
  • “Jesus se fez pobre para eu ser rica”
  • “eu tenho a mente de Cristo” e assim por diante

Assim que deitar, você pode repetir uma frase em voz alta até pegar no sono ou repetir no pensamento mesmo.

Fazendo isso por trinta dias, você já começa ver mudanças. Caso não queira as frases bíblicas, use outras que irão contribuir com o seu crescimento.

Em outras palavras, vai contribuir para saber como mudar a mentalidade sobre dinheiro.

Conclusão – como mudar a mentalidade sobre dinheiro

Você aprendeu aqui um pouquinho sobre como mudar a mentalidade sobre dinheiro.

Além de colocar em prática, recomendo que leia Provérbios, pois na minha visão é o melhor livro sobre finanças e o livro Os segredos da mente milionária.

Temos resumo tanto de um quanto do outro aqui no blog, confira nos links abaixo. Além disso, você poderá ir direto para Amazon, onde tem disponível para ler na íntegra.

Leia mais:

Espero que tenha te ajudado de alguma forma 🙂 até o próximo post!

Compartilhe!
Marta Alves
Marta Alves

Marta Alves, formada em Pedagogia e blogueira desde 2014. Apaixonada por Jesus e por conteúdos de Desenvolvimento Pessoal - Vida Abundante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *