Como Melhorar A Vida Financeira Ganhando Pouco – 7 dicas

Como melhorar a vida financeira ganhando pouco? Em outras palavras, quais assuntos que todas as pessoas deveriam estudar para alcançar a prosperidade, ir bem nas finanças pessoais?

Neste post, vamos ver sobre assuntos que você deveria estudar, caso queira ter uma vida financeira melhor, aliás, uma vida melhor.

Porque quando você busca conhecimento e coloca em prática, sua vida melhora como um todo.

Eu gostaria de ter visto um post assim, exatamente dessa forma, mostrando as áreas que mais influenciam e por qual começar.

Foi pensando nisso – como melhorar a vida financeira – que a ideia deste post surgiu.

Então … papel e caneta na mão, pois o que você vai ver aqui, quando colocado em prática vai trazer resultados interessantes.

Logo após o conteúdo, vou disponibilizar também um checklist para te ajudar na organização e aplicação do mesmo.

Como melhorar a vida financeira ganhando pouco?

como-melhorar-a-vida-financeira-ganhando-pouco

Para começar, você que faz a pergunta: como melhorar a vida financeira ganhando pouco já está um passo a frente dos demais.

Quem sabe você mesmo já ouviu pessoas reclamando que não melhoram por causa que tem pouco dinheiro, e aqui vamos entender que mesmo quem ganha pouco pode mudar de vida.

Digo isso porque mesmo ganhando pouco eu comecei a assistir vídeos no youtube sobre desenvolvimento pessoal, além disso, comprei alguns livros sobre o tema também.

Inclusive, no post sobre administração financeira segundo escreveu Salomão, falo mais sobre reservar uma parcela para comprar livros, sugiro que veja >> aqui

Ganhar pouco não é o problema, pelo contrário, pode servir de trampolim para te levar ao sucesso; porém, você precisa querer, estudar sobre o assunto e colocar em prática.

Fique tranquilo(a), escolhi os que mais fazem sentido quando o assunto é sobre como melhorar a vida financeira.

1 – Espiritualidade

Se eu fosse começar hoje, buscar conhecimento sobre como melhorar a vida financeira, esse seria o primeiro assunto que estudaria.

Antes de mais nada, não confunda espiritualidade com religiosidade.

A espiritualidade te aproxima de Deus, te faz querer conhecer mais de Deus.

Dentro deste assunto tem vários temas que podem ser explorados, veja a lista e escolha por onde começar.

Dentro do assunto Espiritualidade podemos ver sobre:

  • relacionamento com o Espírito Santo
  • quem foi Jesus e o que Ele fez quando passou aqui na terra
  • paternidade de Deus
  • libertação
  • o poder da oração
  • oração em línguas
  • o poder do jejum
  • propósito de vida
  • vida eterna
  • leitura da bíblia
  • meditação na palavra de Deus
  • o poder da música, principalmente no mundo espiritual
  • princípios bíblicos
  • adoração e louvor
  • herança espiritual ou maldição hereditária
  • etc

Esses e outros assuntos sobre espiritualidade podem ser encontrados em livros, pois não são caros; em vídeos e blogs que são gratuitos e, sendo assim não é preciso gastar muito dinheiro para realizá-los.

Mais uma vez vou dar minha sugestão, na verdade relatar minha experiência. Não me arrependo de ter começado pelo livro “Bom dia, Espírito Santo” do autor Benny Hinn.

Esse livro me ajudou muito a entender quem é o Espírito Santo, como Ele age em nossas vidas e além disso, me permitiu começar o relacionamento com o Ser/ Deus que vive dentro de mim.

Só quem está na igreja pode se relacionar com o Espírito Santo?

A princípio não … você pode começar hoje, aliás, agora mesmo. Basta PEDIR AJUDA, conselhos e dizer que quer ter o relacionamento com Ele.

Ele vai te guiar e te mostrar por onde começar, o que fazer, etc.

Quando Jesus estava na terra, ele disse isso, que o Espírito Santo nos guiaria no caminho da verdade, veja …

“Tenho ainda muito para lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora. Porém, quando vier o Espírito da verdade, ele os guiará em toda a verdade …” Evangelho de João 16:12 e 13

Resumo de alguns temas citados acima

Já falei um pouco sobre o Espírito Santo e como você e qualquer outra pessoa poderá pedir ajuda e se relacionar com ele.

Agora vamos ver sobre Jesus. Ele foi o homem que dividiu e marcou a história do ser humano – antes de Cristo e depois de Cristo.

Além disso, considero que o principal foi nos dá o direito de receber vida eterna.

Sim, nós somos um espírito, temos uma alma e habitamos em um corpo. Assim que esse corpo terminar seu tempo aqui na terra, ou seja, após a morte do ser humano, a alma irá para o céu ou inferno e o espírito volta para Deus.

Definitivamente, esse é o resumo do resumo. Jesus veio para nos dar vida e vida com abundância e para entendermos mais sobre nós e sobre Ele temos que ler a bíblia.

A bíblia, apesar da resistência que muitos têm em lê-la, é nosso manual de vida aqui na terra.

Quando uma pessoa lê a bíblia e coloca em prática, as promessas de Deus o Pai, estarão na sua vida.

Ela parece ser um livro comum, mas na verdade é o único que podemos ler com a companhia do escritor – o Espírito Santo. Foi escrita por homens, todavia foi inspirada pelo Espírito Santo.

“Toda a Escritura (bíblia) é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o servo de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” 2 Timóteo 3:16,17

Temas como paternidade, libertação e princípios, estão diretamente ligados à prosperidade financeira. Como já disse antes, o foco não é apenas finanças, mas achei necessário mencionar.

Quer saber mais sobre como melhorar a vida financeira? Descubra seu propósito de vida

Em Provérbios, Salomão fala sobre propósito de vida, e por isso quero compartilhar aqui:

“Os propósitos do coração humano são como águas profundas, mas quem é inteligente sabe como trazê-los à tona.” Provérbios 20:5

Eu, particularmente, concordo com Salomão (haha, quem sou eu?).

Como é difícil descobrir o propósito de vida? Pelo menos para mim foi difícil e caso está sendo para você também, vou deixar o meu exemplo.

Não precisa ser feito na mesma ordem, eu sugiro que comece com a pergunta diretamente para o Espírito Santo e junto, faça a técnica do Dr. Lair Ribeiro.

Graças a Deus, eu conheci e utilizei a estratégia do Dr. Lair Ribeiro, que é a seguinte: Assim que deitar repita essa frase em pensamento ou em voz alta – “Qual a minha finalidade de vida?”

Fiz isso por 30 dias e descobri o meu propósito, mas por alguma razão senti que faltava algo, então fui perguntar ao Espírito Santo.

Confesso que ainda estou no processo, mas vale muito a pena.

Seu propósito vai te ajudar a trabalhar naquilo que você nasceu para ser/fazer, sendo assim a sua vida financeira também vai para um novo nível. Em outras palavras, vai descobrir como melhorar a vida financeira.

Temas que já temos post aqui no blog falando um pouco mais que vão te direcionar e ajudar a entender como melhorar a vida financeira:

O que espiritualidade tem a ver com vida financeira?

À primeira vista parece que nada, mas se aprofundarmos no assunto, veremos que pessoas que tinham um relacionamento íntimo com Deus, tinham uma vida financeira a altura.

Na verdade, esse não pode ser o propósito dessa aproximação, essas pessoas mencionadas acima tiveram como consequência, uma vida financeira transformada.

Existem alguns versículos que falam sobre isso, vou deixar aqui apenas um, mas deixo como sugestão a leitura do post sobre prosperidade segundo a bíblia.

Em Mateus 6:25 ao 34, Jesus fala sobre as preocupações desta vida e no versículo 33 está o seguinte: “Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.”

Como fazer isso, buscar primeiro o Reino de Deus?

Por muito tempo eu não entendi o que seria “buscar primeiro o Reino de Deus”, entretanto, eu não desisti de perguntar para Deus, para o Espírito Santo.

Agora entendo que isso diz sobre nossa vida espiritual, ou seja, nossa espiritualidade.

Buscar em primeiro lugar o Reino de Deus, fala sobre as prioridades que precisamos ter na vida. Nesse caso, nossa espiritualidade.

O segredo para prosperar em todas as áreas, inclusive a financeira é este: ter intimidade com Deus, ter relacionamento com Ele e para isso é preciso desenvolver a espiritualidade buscando entender e colocar em prática os tópicos acima.

Eu gostaria de falar muito mais sobre esse assunto, todavia, temos outros que precisam ser abordados aqui também. Então, deixo minha última sugestão:

  • assista os vídeos do Tiago Brunet – café com destino – caso ainda não assista;
  • leia a bíblia de graça na internet, caso ainda não tenha. Eu, por exemplo, leio a NAA, mas você pode escolher a versão que mais te agrada
  • leia o livro “Bom dia, Espírito Santo”

Para finalizar, recomendo que veja vídeos e livros de Luciano Subirá, Tiago Brunet, Dave Roberson, Joyce Meyer …

2 – Estude sobre a Psique e aprenda como melhorar a vida financeira ganhando pouco

Segundo Wikipédia, psique ou psiquê representa a personificação da alma. E na alma do ser humano, estão as vontades, pensamentos, sentimentos, programação, entre outros.

Já fiz um post falando sobre a mudança de mentalidade financeira e assim que terminar esse, sugiro que leia, pois vai ajudar a entender como a mente funciona.

Os assuntos relacionados a psique são muitos também, além disso, importantíssimos para entender como melhorar a vida financeira, entre eles estão:

  • inteligência emocional
  • intelectual: mente consciente e subconsciente
  • programação mental
  • vontades
  • traumas e suas consequências nas finanças
  • sentimentos: gratidão, medo, inveja, alegria, entusiasmo, etc.

As emoções podem interferir nas finanças da vida do ser humano de várias formas. Contudo, pode ser de uma forma sutil e passar despercebido.

Comprar por compulsão e querer descontar na comida algum desgosto ou desprazer, são algumas das formas das emoções atrapalhar as finanças.

Por esse motivo, busque por conteúdos e livros sobre inteligência emocional.

No intelecto, é muito importante estudar sobre o funcionamento da mente, mentalidade financeira, etc.

Como a mente funciona?

Como já disse, temos um post só sobre isso, mas em resumo, na mente consciente estão os pensamentos, a razão, o raciocínio, etc. Já na mente subconsciente estão os hábitos, as memórias de dor, bem como as de alegria, etc.

Todos os dias a mente consciente faz uma seleção dos pensamentos que irão para o subconsciente, vence aqueles pensamentos predominantes, ou seja, os que você alimentou durante o dia.

Em outras palavras, aqueles que você mais pensou.

Com o tempo, o subconsciente começa a trabalhar nesses pensamentos que são selecionados pela mente consciente e aí que pode está tanto um problema quanto uma benção.

Nesse momento você pode decidir como mudar a vida financeira ganhando pouco e passar a vencer nessa área.

Comece alimentando pensamentos de bem sobre dinheiro, finanças, etc. A própria bíblia diz sobre isso.

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o pensamento de vocês.”

Filipenses 4:8

Esse não é um versículo específico sobre dinheiro, mas serve para exemplo.

Para finalizar, os pensamentos geram sentimentos, que geram ações, que geram resultados. Então tome muito cuidado com os pensamentos que você alimenta.

3 – Finanças pessoais

Estudar sobre finanças pessoais é um fator muito importante para você que deseja saber como melhorar a vida financeira ganhando pouco.

Existem vários livros sobre esse tema. Apesar de ter bastante conteúdo, existem alguns temas que são mais importantes, pelo menos no começo.

Para quem está começando agora, por exemplo, o ideal seria um livro sobre mentalidade financeira ao invés de investimentos.

Não significa que o livro sobre investimentos não seja importante, pelo contrário, ele é muito importante sim, mas não no começo da jornada.

Livros sobre vendas e sobre capacitação na área que atua, pois isso poderá te ajudar a aumentar o salário; por fim, temos outros temas e entre eles está os investimentos.

Tem outro aspecto importante que mudou minha vida e quero compartilhar aqui…

A espiritualidade tem muita coisa a ver com as finanças.

Eu, por exemplo, já falei aqui no blog sobre herança espiritual financeira. Já tinha tentado de tudo e a sensação era que dava dois passos para frente e três para trás. Nada parecia dar certo.

Até que conheci, estudei e coloquei em prática esse assunto de herança espiritual maligna que também é conhecida por maldição hereditária.

Se você já tentou de tudo e mesmo assim sua vida financeira continua estagnada, procure por esse tema.

Além disso, temos os princípios financeiros bíblicos que são espirituais e podem te ajudar a sair do buraco financeiro.

Tenho livros xodós nessa área que irão te ajudar a entender como melhorar a vida financeira:

Livro de Provérbios, Os segredos da mente milionária do T. Harv Eker, Dinheiro é emocional do Tiago Brunet, Fator enriquecimento do Paulo Vieira, entre outros.

4 – Comunicação não verbal

como melhorar a vida financeira

Em primeiro lugar, preciso dizer que não sou profissional na área.

Mas, a comunicação não verbal vai te ajudar a entender como melhorar a vida financeira; ela envolve gestos, postura e o contato visual.

Em outras palavras, o que vestimos, como nos comportamos, etc.

Como o nome já diz, não é sobre o que falamos e sim, o contato visual – o que conseguimos ver.

As vezes nos vestimos com as cores que gostamos, mas não imaginamos que elas também comunicam algo.

Existe uma expressão que diz que “a primeira impressão é a que fica”. Isso tem muito a ver com o contato visual, até porque existem pessoas que nunca conversaram, mas já fala mal ou bem, uma da outra.

O corte de cabelo, as cores da roupa e da maquiagem, a postura ereta ou encurvada… tudo comunica.

Assuntos que envolvem a comunicação não verbal:

  • coloração pessoal
  • postura
  • visagismo

Confesso que eu deixei esse assunto por último, mas ele é tão importante quanto os outros.

Os vídeos que gosto de ouvir sobre esse assunto são da Patrícia Alvarenga e Renata Meins.

5 – Relacionamentos definem como melhorar a vida financeira

Esse é outro assunto que tem tudo a ver com finanças e também é necessário, pois vai te ajudar a entender como melhorar a vida financeira.

Alguns precisam se relacionar e fazer vendas, outros se relacionam com pessoas e entregam seus serviços.

Isso independente se é funcionário ou patrão.

Para ir bem nas finanças pessoais, faz-se necessário ir bem nos relacionamentos.

Outro fator importante dos relacionamentos está relacionado à família.

Definitivamente, não vale a pena chegar no topo e alcançar o pódio quando o assunto é finanças, e fracassar no ambiente familiar.

Não muito raro isso acontece, porém quando podemos evitar que isso aconteça é maravilhoso. Para isso temos que antecipar, e usar a estratégia para crescer nas duas áreas.

E por que não falar sobre filhos, pais, amigos, irmãos, entre outros que também estão inclusos no quesito relacionamentos?

A lista é enorme …

Além disso, temos a questão da influência. Muitos acreditam que não, mas nós somos influenciados por pessoas que estão a nossa volta.

Um grupo de pessoas você não escolhe, são estes: seus pais, filhos, irmãos, enfim, família. Porém, existe outro grupo que você tem o poder de decisão, se fica na sua vida ou não.

Esse grupo são os amigos, algumas pessoas do trabalho, algumas pessoas da igreja, etc.

Escolha com carinho e com cuidado quem são seus amigos, pois eles irão te influenciar também. Passe a maior parte do tempo com quem vai te ajudar a crescer em todas as áreas da vida.

Já ouviu o ditado “diga com quem tu andas e eu direi quem tu és”? Já ouviu a frase popular “você é a média das cinco pessoas que mais convive”?

Salomão, o homem mais rico que já existiu e mais sábio da história até Jesus, escreveu em Provérbios 22:24 o seguinte …

“Não faça amizade com quem facilmente fica irado, nem ande na companhia de quem é agressivo, para que você não aprenda os seus caminhos e, assim, fique preso numa armadilha.”

Se é possível aprender com agressivo, também é possível aprender com endividados, mau pagadores, que gastam tudo que ganham e assim por diante.

Portanto, o conselho de Salomão é não fazer amizade, em outras palavras, não criar laços profundos com essas pessoas.

Para finalizar, quero deixar aqui alguns livros que li e recomendo.

“Ansiedade 3 ciúme” “As regras de ouro dos casais saudáveis” ambos de Augusto Cury, “Casamento blindado” de Renato e Cristiane, por último “As 5 linguagens do amor” de Gary Chapman.

Além disso, temos também posts aqui no blog, veja >> Como Administrar Meu Dinheiro Ganhando Pouco? Guia Completo

6 – Saúde física

como melhorar a vida financeira ganhando pouco

Já vimos sobre saúde espiritual e psíquica, agora chegou a vez da saúde física. Queridinha pra muitos, porém esquecida por outros.

Como melhorar a vida financeira? Cuidar da saúde tem alguma coisa a ver?

O que adiantaria ganhar rios de dinheiro e não ter saúde para desfrutar? Além disso, pode acontecer de não ter o dinheiro e nem a saúde para trabalhar.

Porém, todavia, entretanto … aqui não estamos no processo de cura, mas para evitar passar por ele.

A saúde física faz total diferença, tanto para fazer dinheiro, quanto para usufruir do dinheiro. Logo, se você deseja saber como melhorar a vida financeira ganhando pouco é preciso ser saudável.

Muita gente vira os olhos quando o assunto é saúde porque acham que vão se privar demais, outros acham que vão ficar musculoso demais (os chamados de maromba) e por aí vai.

Porém, ser saudável significa comer saudável, fazer exercício físico, tomar água, bem como se permitir de vez em quando. Para algumas pessoas essa permissão é comer algo gorduroso, para outras é alimentos doces, etc.

Existem momentos que a vida pede um equilíbrio, e essa área é um deles. Caso contrário, a gente vira um robô e não desfruta daquilo que gosta.

Existem pessoas que são oito ou oitenta. Se você não é assim, não tem problema … faça no seu tempo e na sua velocidade, mas faça.

Não queira começar tudo de uma vez: mudar alimentação, fazer exercício, etc. Na maioria das vezes, dura só uma semana. Faça aos poucos e como resultado sua vida física, seu corpo físico muda.

Quando a saúde física está em dia, as pessoas têm muito mais disposição e energia; e com isso, elas conseguem ser mais produtivas no trabalho, se concentram melhor no estudos…

O resultado você já sabe … a vida financeira irá decolar também, é só questão de tempo.

7 – Hobby

Esse assunto é especialmente para pessoas que pensam em trabalho e estudo o tempo todo, mas não lembram de tirar um tempo para fazer aquilo que gosta.

Ter um hobby me ajuda a entender como melhorar a vida financeira?

Tirar um tempo para fazer algo que faz seus olhos brilharem e que você não vê o tempo passar, é essencial para sua saúde. Como já vimos, irá afetar a vida financeira também.

Isso é como injeção de ânimo para conseguir caminhar nessa vida com leveza e curtir o processo, porque pouco adianta vencer na vida financeira com sensação de que carrega um fardo maior do que o que pode suportar.

Algumas pessoas irão estudar sobre instrumentos musicais, outras no entanto irão estudar sobre culinária, moda, artesanato, viagens, música, enfim, são vários temas e cada pessoa escolhe o que mais gosta.

Conclusão sobre como melhorar a vida financeira ganhando pouco

Vimos neste post sete assuntos que, quando estudados e colocados em prática, irão te ajudar a entender como melhorar a vida financeira, são eles:

  • espiritualidade ou saúde espiritual
  • saúde psíquica
  • finanças pessoais
  • relacionamentos
  • comunicação não verbal
  • hobby
  • saúde física

Dentro que cada assunto, separei alguns temas que podem ser explorados. Claro que você poderá acrescentar outros, além disso, estudar aqueles que mais fazem sentido para você no momento.

Vale ressaltar que, se eu fosse começar hoje meu processo de desenvolvimento pessoal pensando em como melhorar a vida financeira ganhando pouco, começaria com espiritualidade.

Apesar de muitos ignorarem esse assunto achando que é a mesma coisa que religiosidade, se eu fosse você daria uma chance para ao menos estudar sobre.

Como melhorar a vida financeira? Confira aqui o checklist que prometi no início do post, deixei alguns espaços para colocar os temas que serão prioridades:

Eu vou ficando por aqui, espero ter te ajudado de alguma forma. Deixe seu comentário sobre o post “como melhorar a vida financeira ganhando pouco” vou amar saber o que achou e o que acrescentaria. 🙂

Nos acompanhe no Pinterest, inclusive lá você pode baixar o checklist também. Até o próximo.

Leia mais:

Compartilhe!
Marta Alves
Marta Alves

Marta Alves, formada em Pedagogia e blogueira desde 2014. Apaixonada por Jesus e por conteúdos de Desenvolvimento Pessoal - Vida Abundante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *