Como criar hábitos financeiros – 3 dicas para começar

Como criar hábitos financeiros? Como criar novos hábitos ou até mesmo substituir os que já existem para avançar na vida financeira?

Neste post vamos ver a forma de criar hábitos, mas, antes de tudo, a linguagem usada aqui será bem simples e apenas para informação e facilidade de entendimento.

Para consumir um conteúdo mais profundo e de linguagem profissional, digamos; recomendo que leia o livro “O poder do hábito – Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios” do autor Charles Duhigg.

Inclusive, este post foi inspirado nele… ele aborda apenas a criação do hábito, mas aqui vamos adaptar para as finanças.

Agora sim, vamos para o passo a passo e aprender como criar hábitos financeiros.

como criar hábitos financeiros

Antes de aprender como criar hábitos financeiros vamos entender o que é um hábito

Hábito, nada mais é que uma rotina quando se torna automática. 

Sobretudo, é a nossa mente subconsciente (psique), bem como, parte do nosso cérebro (físico), que são responsáveis por isso: decorar a nossa rotina e deixá-la no automático; depois que isso acontece, significa que criamos o hábito.

Segundo os cientistas, o cérebro procura o tempo inteiro poupar esforço e por isso ele cria os hábitos. 

Isso não é ruim. Imagine se você tivesse que ter o mesmo esforço para dirigir todos os dias? Suas energias se esgotariam rapidamente. 

Assim que uma pessoa começa a aprender dirigir, seu foco é totalmente voltado para isso. Quando ela entra no carro tem todo um checklist na sua cabeça. 

Colocar o cinto de segurança, fazer isso, depois aquilo e daí por diante. Depois de repetir tantas vezes a mesma rotina, o cérebro consegue identificar quando a pessoa pega as chaves, e aí fica tudo no automático. 

A pessoa entra no carro e já faz tudo sem “pensar”, sem muito esforço, ou seja, já é um hábito. 

Todas as vezes que você for fazer alguma coisa nova, talvez sinta uma empolgação no início, mas depois um desconforto. Isso porque o cérebro quer poupar energia. Lembra que esse é o motivo de criar hábitos?

Sempre que seu cérebro se depara com uma coisa nova, um problema, por exemplo, ele vai procurar maneiras de solucionar isso. 

Depois que ele criou a solução e fez disso uma rotina, você terá um hábito instalado. Por isso a importância de fazer boas escolhas logo de primeira. 

Talvez você pensa que é tão simples e depois não vai fazer mais, isso é um engano. O cérebro vai identificar essa rotina como uma solução e vai procurar fazê-la sempre que achar necessário. 

A partir de aproximadamente 30 dias isso fica no automático – vira um hábito.

Então, um hábito nada mais é que, fazer uma rotina sempre da mesma forma mesmo que sem perceber – no automático.

como criar hábitos financeiros

Como o hábito é formado?

Esse passo é importante para te ajudar a entender como criar hábitos financeiros, pois existe um processo para qualquer hábito ser formado.

Em primeiro lugar, o cérebro recebe um estímulo que é chamado de deixa (pode ser um desejo, uma dor, a busca de uma solução, etc). 

Depois há a rotina e ela pode ser física, mental ou emocional e por último existe a recompensa. 

Estudos de casos mostram que, é possível transformar um hábito ruim em um hábito bom, mudando apenas a rotina. 

Não tente impedir ou combater a deixa (desejo, dor, busca da solução), apenas transforme a rotina. Se você está entediado (deixa), talvez sinta o desejo de comer (rotina) mesmo não estando com fome. 

Quando você mudar a rotina, em vez de ir comer, você conversar com alguém, por exemplo; pode te ajudar a formar um hábito saudável substituindo esse ruim.

Se você deseja ser próspero financeiramente, precisa desenvolver o hábito de administrar bem o dinheiro, investir, fazer mais dinheiro, etc. 

Toda nova rotina que você precisa criar na vida se transforma em um hábito, e para que você tenha sucesso essa rotina deve ser saudável, só assim você vai formar hábitos saudáveis. 

Quando você entende a formação do hábito, fica mais fácil entender como criar hábitos financeiros também.

Como criar hábitos financeiros de sucesso?

Criar hábitos financeiros todas as pessoas criam, umas criam hábitos de sucesso e outras, porém, criam hábitos de fracasso mesmo sem perceber.

Mas, como identificar se um hábito vai me ajudar a ter sucesso ou fracasso?

Bom, recentemente fiz um post sobre os cinco hábitos financeiros saudáveis e recomendo que veja assim que terminar de aprender como criar hábitos financeiros …

>> 5 Hábitos Financeiros Saudáveis Para Uma Vida Abundante

Entretanto, de forma resumida, hábitos de sucesso irão te fazer prosperar e avançar na vida financeira, ao contrário disso, os hábitos de fracasso te levam a ruina – uns a curto prazo e outros a médio e longo prazo.

Da mesma forma é com os bons hábitos. Você pode começar um novo hábito hoje e só ver resultados nas finanças a longo prazo.

Vale ressaltar que, o ideal é começar um por vez. Geralmente, a empolgação nos adverte que é possível mudar tudo de uma vez, mas ao contrário do que ela diz, o dia a dia dá seu choque de realidade.

Portanto, para ciar seus hábitos:

Passo 1 – faça uma lista de hábitos que deseja ter

Passo 2 – comece por um e faça durante trinta dias ou até sentir que domina este hábito, depois que concluir um e deixá-lo no automático, aí sim comece outro.

Passo 3 – caso queira, comece com o mais fácil até ganhar confiança e a partir daí faça o mais difícil.

E aí, está gostando de aprender como criar hábitos financeiros?

como criar bons hábitos financeiros

Hábitos que você precisa desenvolver pois também te ajudam nas finanças

1 – Força de vontade e autodisciplina 

Sem a força de vontade, sem autodisciplina, autocontrole, você volta aos velhos hábitos. Portanto, com esse hábito é possível mudar vários outros. 

É um hábito que todos nós podemos aprender, independente da idade. 

Você sabe que está desenvolvendo este hábito quando força você mesmo a fazer algo difícil, que não queria fazer. 

No início é muito mais difícil, mas, como todo hábito, depois que se torna automático sua vida muda incrivelmente. 

Com a força de vontade e autodisciplina você obriga a si mesmo a fazer exercícios físicos, a ter uma alimentação saudável, estudar, enfim, a criar novos hábitos que antes pareciam impossíveis.

Pesquisadores fizeram um experimento um tanto curioso. Colocaram algumas crianças em uma sala e em seguida, disponibilizaram marshmallows. 

Mas tinha uma condição. Podiam comer um marshmallow imediatamente ou, se conseguissem esperar, 15 minutos depois poderiam comer dois. 

Os pesquisadores saíram da sala e quando voltaram, cerca de 30% delas tinham controlado seus impulsos. 

Anos depois, essas mesmas crianças foram localizadas e o que descobriram foi que elas conseguiam melhores notas, eram mais populares, bem como, usavam menos drogas. 

Essas crianças aprenderam a desenvolver o autocontrole. 

Portanto, tudo que é difícil no começo, vai exigir sua força de vontade e segundo algumas pesquisas, depois que ela é desenvolvida, transborda para outras áreas. 

Uma dessas pesquisas foi realizada com pessoas que começaram a fazer exercício físico. Depois de um tempo essas pessoas começaram a melhorar em outras áreas também.

O mesmo foi feito com pessoas organizando as finanças e o resultado foi o mesmo. As pessoas começaram a melhorar outras áreas. 

“Quando você aprende a se forçar a ir à academia, a começar sua lição de casa ou comer uma salada em vez de um hambúrguer, parte do que está acontecendo é que você está mudando o modo como pensa” disse Todd Heatherton, um pesquisador de Dartmouth que trabalhou em estudos sobre a força de vontade. As pessoas aprendem a controlar melhor seus impulsos.” [O poder do hábito pág 154]. 

Para desenvolver sua força de vontade comece a observar suas escolhas. Em vez de comer doces, escolha fazer uma alimentação saudável. Em vez de dormir uma hora a mais, escolha acordar mais cedo para ler ou fazer uma caminhada. 

Na dúvida, comece mudando uma coisa de cada vez. Certamente se você vai desenvolver sua força de vontade e autodisciplina fazendo exercícios, é preciso que mantenha esse compromisso firme e faça todos os dias.

Para facilitar o processo e a criação do hábito, escreva em uma agenda o que pretende fazer quando pensar em desistir. Deixe bem específico a hora que vai acordar e sair para caminhar ou para ir à academia, por exemplo. 

Vale ressaltar que isso não é da noite para o dia, tenha paciência e persistência.

Quando você começa um hábito por vez, cada pequena conquista te da energia para conquistar outra. Pequenas conquistas são verdadeiras injeções de ânimo. 

Comemore em cada uma delas.

Para finalizar, assim que escolher o hábito que deseja transformar, mude a rotina durante 30 dias. Segundo Hal Elrod, com 21 dias você muda a rotina, os outros 7 dias é para aperfeiçoar e consumar o hábito em si. 

Bom, espero que tenha gostado do post “Como criar hábitos financeiros”. Certamente vai gostar de outros, então veja abaixo os que recomendo…

Leia mais:

Compartilhe!
Marta Alves
Marta Alves

Marta Alves, formada em Pedagogia e blogueira desde 2014. Apaixonada por Jesus e por conteúdos de Desenvolvimento Pessoal - Vida Abundante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *