AMOR AO DINHEIRO – 4 características de quem possui

Como saber se uma pessoa tem Amor Ao Dinheiro? Como assim, eu não posso amar o dinheiro? O que isso significa?

Daqui a pouco vamos falar mais sobre isso, mas antes quero falar como descobri se amava o dinheiro ou não, e se é possível ter dinheiro, aliás, muito dinheiro e mesmo assim não amá-lo.

De alguma forma essa pergunta cresceu dentro de mim: “como eu vou ter dinheiro sem amá-lo? Se eu não amar ele, certamente ele vai correr das minhas mãos…”

Se você tem essa dúvida, já posso te adiantar que, uma coisa é você gostar do dinheiro, outra totalmente diferente é amar o dinheiro, deixar que ele fique nas primeiras posições do seu coração.

Não vamos ser hipócritas, o dinheiro é muito bom, paga boletos, possibilita belas viagens, roupas caras, etc. Porém, ele tem o seu lugar, pelo menos deveria ter; e cá pra nós, não deve ser o primeiro.

No livro de Timóteo 6:10-12 está escrito que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. E o que isso significa? Talvez você já viu pessoas assim, que por amar o dinheiro: mata, rouba, se prostitui, explorar de alguém, etc.

Em primeiro lugar, não podemos apontar dedos; até porque existem formas de amar o dinheiro que são sutis a ponto de achar que não – não ama o dinheiro.

Como resultado, as pessoas têm uma vida que não alcança o potencial que poderia alcançar.

amor ao dinheiro características de quem tem

O cristão e as riquezas

Por muito tempo, muitos cristãos – pelo menos a maioria, acreditavam que este versículo estava dizendo que não podemos ser ricos; que todo rico ia pro inferno, enfim …

Deus era só com os pobres e a gente tinha que escolher Deus ou as riquezas.

Acontece que não é bem assim. Existem outros versículos sobre dinheiro que deixam claro que não é pecado ser rico/ter dinheiro e sim, colocar a sua confiança nele.

Leia Marcos 10:17-31, onde está escrito a história de Jesus e do jovem rico, em seguida Jesus fala dos perigos quando se confia nas riquezas.

E para identificar a posição do dinheiro no seu coração, em outras palavras, se você tem amor ao dinheiro ou não, veja os tópicos abaixo.

Amor ao dinheiro: características de quem tem

1 – GANÂNCIA

De acordo com o dicionário online, ganância significa o “desejo exacerbado de ter ou de receber mais que os outros”.

Na minha visão, além de ter esse desejo exagerado, uma pessoa gananciosa não se importa tanto como vai ser o processo para adquiri-lo.

Para ela, se é por meios lícitos ou ilícitos isso não importa tanto.

Além disso, essa pessoa sacrifica, por longos e longos anos, os momentos em família, a saúde, entre outras coisas importantes; tudo isso para conseguir o dinheiro que ela quer, mesmo quando não precisa.

Sem contar que ela só quer para ela, o máximo que ela divide é a família.

Em Provérbios 1:19 (NAA), Salomão fala sobre a ganância, inclusive diz que ela tira a vida de quem a possui.

… Este é o fim de todo ganancioso; e este espírito de ganância tira a vida de quem o possui.

Salomão

2 – AVAREZA

De acordo com o dicionário online, uma das definições de avareza é “ter apego excessivo ao dinheiro, às riquezas …”.

Uma das características de uma pessoa avarenta é que ela se torna uma represa; tudo que chega até ela, fica com ela.

Em outras palavras, essa pessoa tem dificuldade de fazer uma doação; de ajudar quem precisa, mesmo quando ela pode ajudar; de ter lazer; presentear quem ama; etc.

Quando essa pessoa deixa de ser represa e começa a ser rio, ela recebe mas também contribui – essa é a característica do rio.

Isso não significa que temos que doar tudo ou metade do que ganhamos…

Certamente doar uma parte do que ganha vai dizer para o coração/mente que o dinheiro não ocupa o primeiro lugar, além disso vai ajudar a eliminar o amor ao dinheiro.

3 – O DINHEIRO É SEU PATRÃO

amor ao dinheiro como saber se tenho

Todas as pessoas ao ouvirem isso, revidam dizendo que não. Ela manda no dinheiro e ponto final. Porém, nem sempre essa afirmação é verdadeira.

Existe uma frase famosa que diz “O dinheiro é um ótimo servo, mas é um péssimo patrão”.

Enquanto você é o patrão, você manda e ele obedece, mas se o contrário acontece, você ficará sempre buscando mais; nunca consegue alcançar seus objetivos, por menor que seja; passa o tempo todo correndo atrás do vento.

Portanto, veja abaixo algumas coisas que um(a) servo(a) do dinheiro também conhecido como uma pessoa que tem amor ao dinheiro faz. Pode-se afirmar que, estas características podem indicar outros fatores também, espiritual por exemplo.

  • ela não consegue honrar a Deus, às autoridades e os compromissos que têm.

Paguem a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra. (NAA)

Romanos 13:7
  • quando separa o dinheiro para algo importante e útil, mas acaba gastando com coisas que não são tão importantes; que podiam ficar para depois
  • planejamento de longo prazo ou até mesmo o médio não funciona, porque gasta com outras coisas
  • viver enrolado em dívidas também pode ser indicativo que o dinheiro manda em você (lembrando que pode ser por outros motivos também).

4 – OUTRAS FORMAS DE DEMONSTRAR AMOR AO DINHEIRO

Outras formas de descobrir se você tem amor ao dinheiro ou não, é verificando se você possui esses hábitos/costumes abaixo. Geralmente, a pessoa acha que não tem, ou seja, não consegue identificar; por isso converse com outras pessoas do seu convívio, faça uma análise profunda da sua vida e descubra se sim ou se não.

  • trata as pessoas conforme o que elas possuem – se é rico/tem dinheiro carrega no colo, se é pobre deixa de lado – o famoso escanteio.
  • coloca a esperança no dinheiro – “quando eu tiver aquele calçado, aquela bolsa, aquela comida, aquela casa, aquele carro, etc, eu serei feliz”
  • se tem dinheiro no bolso está alegre, mas se “tá” sem nada no bolso muda o humor, maltrata a família, etc.
  • quer ver seu nome na lista dos mais ricos e não vai sossegar enquanto isso não acontecer

Amor ao dinheiro: o que fazer para não possuir esse amor

A primeira e principal dica para não ter amor ao dinheiro, é confiar isto ao Espírito Santo. Ele está pronto para ajudá-lo, mas Ele não é invasivo – está esperando você pedir ajuda. Aliás, mais importante do que isso é o relacionamento que você pode criar com Ele.

A segunda dica é ajudar alguém ou fazer doação. Pode começar com pouco mesmo e só aumentar quando você tiver mais e/ou se sentir a vontade.

A ideia aqui é ajudar outras pessoas, mas também mostrar para o dinheiro que ele não tem o primeiro lugar no seu coração.

Cumpra princípios financeiros e tenha uma boa administração.

Se você já fez isso e mesmo assim não consegue resolver, quem sabe o seu caso não esteja relacionado a herança espiritual?

Sugiro que pesquise mais sobre isso. Quero trazer um post sobre este tema, mas enquanto isso busque ajuda espiritual, profissional, etc.

Recomendo que leia o livro Bom Dia Espírito Santo, pois vai te ajudar bastante.

Leia mais:

Espero que tenha te ajudado de alguma forma e te espero no próximo post 🙂

Compartilhe!
Marta Alves
Marta Alves

Marta Alves, formada em Pedagogia e blogueira desde 2014. Apaixonada por Jesus e por conteúdos de Desenvolvimento Pessoal - Vida Abundante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *