3 Princípios Financeiros Bíblicos Para Atrair Prosperidade

Conheça três princípios financeiros bíblicos que irão te ajudar a atrair a prosperidade. Existem outros, porém esses eu considero os principais.

Neste post vamos ver o que são princípios financeiros, quais os três mais básicos e porque é tão difícil colocar em prática.

Isso mesmo, não é difícil só para você.

A maioria das pessoas têm dificuldade de cumprir princípios financeiros bíblicos; talvez seja pelo fato de serem espirituais ou pelos ensinamentos…

Enfim, eu te desafio a dar uma nova chance, se esse for o seu caso, e quem sabe fazer uma experiência de pelo menos seis meses colocando em prática.

Nem sempre eu cumpri esses princípios, porém eu tive as consequências e já adianto que não são boas.

Na verdade, eu vivia muito na inconstância; cumpria por alguns meses e depois já não colocava em prática  mais, e assim por diante.

Agora eu voltei a cumprir novamente e como resultado, minha vida vem tendo mudanças.

Vale ressaltar que, a vida não muda da noite para o dia… “Cumpri os princípios financeiros esse mês, uhuul … to rica!”

Não é bem assim; se fosse, acredite em mim, todo mundo faria.  

Existe mudança sim, e conforme o tempo vai passando vai se tornando cada vez mais perceptível.

princípios financeiros bíblicos

3 princípios financeiros bíblicos

Antes de ver sobre princípios financeiros bíblicos, vamos ver o que são princípios?

Princípio nada mais é do que um conjunto de normas, um padrão a ser seguido. O conceito de princípio está relacionado ao começo ou início de algo.

Segundo o dicionário, princípio é “O começo; o que ocorre ou existe primeiro que os demais; Início de uma ação ou processo; O que fundamenta ou pode ser usado para embasar algo…”

Agora que vimos o que são princípios, veremos quais são os três princípios financeiros básicos que todas as pessoas, que desejam atrair a prosperidade, deveriam cumprir.

Dois destes princípios financeiros bíblicos são bastante conhecidos, até mesmo por pessoas não cristãs, que são: o dízimo e as ofertas.

Já o segundo, é pouco falado e por isso pouco conhecido, que são as primícias. Vamos falar sobre cada um deles separadamente.

Depois de cumprir esses princípios, minha conta vai transbordar de dinheiro? Para uns a resposta pode ser sim e para outros não.

Em primeiro lugar, prosperidade para Deus não envolve apenas vida financeira.

Cumprir os princípios financeiros bíblicos é importante, porque Deus repreende o devorador que poderia estar atacando sua saúde também, e consumindo seu dinheiro por ali.

Em outras palavras, prosperidade para Deus envolve todas as áreas da sua vida.

Quem sabe você tem dificuldade de cumprir esses princípios básicos pois tem apego ao dinheiro, mas Ele não tem interesse no seu dinheiro, Ele deseja suprir todas as suas necessidades, inclusive em outras áreas.

“Minha é a prata, meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos.” Ageu 2:8

1 – Dízimo

O primeiro que vamos falar é o dízimo. Esse é o mais polêmico, talvez porque se espalhou por aí que devolver o dízimo é dar dinheiro para o pastor.

Se você tem essa dificuldade fica tranquilo, porque eu era exatamente assim. Acredito que isso se deve ao ambiente que crescemos e convivemos. E as vezes isso está no subconsciente.

Tem muitas pessoas que devolvem o dízimo com esse pensamento, além disso, murmuram e reclamam o tempo todo. Essas atitudes podem bloquear as bençãos que Deus prometeu para quem for dizimista fiel.

O que é dízimo? O dízimo diz respeito a 10 % de tudo que uma pessoa ganha. 

É meio polêmico esse assunto porque alguns dizem que isso é da lei e hoje não precisa devolver … “tá”, mas ..

Jesus fala sobre dízimo em Mateus 23:23 quando diz “Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas, porque vocês dão o dizimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezam os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé. Mas vocês deviam fazer estas coisas, sem omitir aquelas” 

Eles estavam fazendo uma coisa e esquecendo da outra e Jesus diz para fazer as duas (faça uma, mas não esqueça da outra).

Abraão não vivia no tempo da lei e dizimava, Jacó fez um voto com Deus e começou a dizimar, e a Lei começa com Moisés.

Porque dizimar?

Primeiro é um princípio de honra, quando vc está dizimando vc está honrando a Deus; quando eu entendi isso eu mudei a forma de ver o dízimo.

É para ser entregue com amor, com alegria, não com pensamento de que é para o pastor. Se vc quiser entender melhor, leia o livro de Malaquias completo, pois vai falar sobre honra, roubo, maldição e até que você pode provar a Deus.

“…Ponham-me à prova nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não lhes abrir as janelas do céu e não derramar sobre vocês bençãos sem medidas.” Malaquias 3:10

A promessa do dízimo é que Deus repreende o devorador e derrama bençãos sobre sua vida, porém se vc não devolver terá as consequências.

Entrega como louvor a Deus, como forma de honrar e de agradecer a Deus pelo que Ele te deu.

Outra coisa importante a se destacar é que o dízimo é entregue na igreja. A administração do mesmo fica por conta do pastor/tesoureiro da igreja.

“Tragam todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa…” Malaquias 3:10

principios financeiros basiicos

2 – Princípios financeiros bíblicos – oferta

Oferta significa uma ação de oferecer. Nesse caso, oferecer a Deus uma parte dos seus ganhos.

No mundo espiritual, oferta são sementes. Quando oferecidas com o coração puro, voltam como prosperidade para sua vida.

“… aquele que semeia pouco também colherá pouco; e o que semeia com fartura também colherá com fartura.” 2Coríntios 9:6

“Deus, que dá semente ao que semeia e pão para alimento, também suprirá e aumentará as sementes e multiplicará os frutos da justiça de vocês.” 2Coríntios 9:10

Além disso, temos vários tipos de ofertas:

  • em primeiro lugar temos a oferta de caridade, que é para os necessitados, para os pobres, para uma instituição que realiza um trabalho para a sociedade, por exemplo;
  • temos a oferta de honra, que é aquela entregue aos pais, a uma pessoa que te ajudou quando mais precisava, em outras palavras, seria uma oferta de reconhecimento, enquanto a primeira é para ajudar alguém que precisa;
  • por último, temos a oferta de generosidade; a pessoa não precisa, mas você quer presenteá-la. Fazer uma doação para alguém da família é um dos exemplos;

Na bíblia, não temos a quantidade ou porcentagem estipulado. Isso vai depender de você, do quanto você tem, quanto quer doar;

O ideal é entregar a oferta sem intenção de receber de volta, principalmente da pessoa que está recebendo.

É Deus quem faz promessa de retorno quando abrimos a mão para ajudar; por essa razão temos que ter o coração puro, pois Ele conhece a intenção do coração.

“Cada um contribua segundo o que tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade, porque Deus ama quem dá com alegria” 2Coríntios 9:7

Onde pode ser entregue/doado?

Outra vez, a bíblia não menciona que deve ser entregue na igreja. Em Provérbios, por exemplo, Salomão fala muito sobre ser generoso, mas não deixa específico o lugar da entrega.

Isso nos deixa claro que, além de poder ofertar na igreja, você também pode ofertar diretamente para quem precisa; caso seja oferta de honra, pode ser entregue nas mãos da pessoa.

Uma coisa importante a se destacar é a recomendação de Jesus para quando você for dar esmolas, em outras palavras, fazer caridade – ofertar.

“Quando, pois, você der esmola, não fique tocando trombeta nas sinagogas e nas ruas, como fazem os hipócritas, para serem elogiados pelos outros. Em verdade lhes digo que eles já receberam a sua recompensa.

Mas, ao dar esmola, que a sua mão esquerda ignore o que a mão direita está fazendo, para que a sua esmola fique em secreto. E o seu Pai, que vê em secreto, lhe dará a recompensa.”

Mateus 6:2-4

principios financeiros basicos

3 – Princípio das primícias

Este é o último dos princípios financeiros bíblicos, mas não significa que é o menos importante.

O que são as primícias? É a primeira parte de tudo que você ganha. Hoje em dia, recebemos em dinheiro tudo que fazemos: os serviços que prestamos, as coisas que vendemos, e isso facilitou.

Por que? Porque é só pegar o valor de tudo aquilo que recebeu durante o mês e dividir pela quantidade de números de dias que o mês tem.

Sendo assim, o valor será referente a um dia de trabalho. Nesse caso, você retira esse valor e é como se fosse seu primeiro dia de trabalho para Deus.

Por exemplo: vamos imaginar que uma pessoa recebe R$3000,00 por mês, isso depois de somar todas as fontes de renda. Em seguida, ela irá dividir esse valor pelo número de dias que o mês tem.

No mês de agosto seria 3000 dividido por 31, já no mês de setembro seria 3000 dividido por 30. O valor de setembro seria R$100,00 de primícias.

Onde está escrito que esse é um dos princípios financeiros bíblicos?

Provérbios 3:9 e 10 fala sobre as primícias “Honre o Senhor com os seus bens e com as primícias de toda a sua renda; e os seus celeiros ficarão completamente cheios, e os seus lagares transbordarão de vinho”.

Essa oferta de primícias poderá ser entregue na igreja ou diretamente para o pastor.

Como eu disse antes, faça uma experiência por pelo menos seis meses para ver se é verdade, se vale a pena, se …

Quando uma pessoa cumpri os princípios financeiros bíblicos, Deus cumpri as promessas dele. Algumas nós vimos aqui no post, mas existem outras também.

Para finalizar, a minha vida está no processo de mudança depois que entendi sobre a intenção do coração, que dízimo não é dinheiro para o pastor e sim para honrar, louvar e agradecer a Deus.

Por que é difícil colocar em prática?

Esses princípios financeiros bíblicos são espirituais, além disso tem promessas de bençãos para mim e para você quando cumprimos os mesmos.

Sendo assim, o inimigo não fica satisfeito com isso e vai tentar de todas as formas para que não coloquemos em prática.

Espero que tenha te ajudado de alguma forma. Se você conhece outro princípio financeiro bíblico e quer compartilhar, deixe nos comentários. 🙂

Leia mais:

Compartilhe!
Marta Alves
Marta Alves

Marta Alves, formada em Pedagogia e blogueira desde 2014. Apaixonada por Jesus e por conteúdos de Desenvolvimento Pessoal - Vida Abundante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *